Notícias

ACIA comemora 80 Anos

25/10/2016

ACIA comemora 80 anos com homenagens e lançamento de revista

O primeiro momento foi de homenagens. A ACIA entregou o Prêmio Empresário Destaque em três categorias. O empresário Ricardo Zema, fundador do Grupo Zema, foi homenageado com o prêmio Empresário Destaque 2016. A proprietária da loja Adonai Tecidos, Jacinta Helena do Prado recebeu o prêmio Empresária Destaque 2016. O diretor do Grupo Polo, Sérgio Furtado de Souza Júnior foi agraciado com o prêmio Jovem Empresário 2016.

Num segundo momento foi lançada a revista comemorativa ‘ACIA 80 ANOS’. A publicação traz relatos históricos da criação da Associação Comercial de Araxá em 1936, um registro de todos os ex-presidentes que passaram pela Associação Comercial e Industrial de Araxá. A revista conta como se deu a construção da sede própria da entidade inaugurada em 1981. Há um destaque para a atual Diretoria Executiva da ACIA e seu Conselho Fiscal formados por empresários que representam os mais diversos setores da economia local.

A Revista ACIA 80 ANOS também traz uma matéria especial sobre Marinez Gotelip, a primeira mulher presidente da ACIA. Mostra a estrutura e os produtos e serviços que a Associação Comercial e Industrial de Araxá oferece atualmente para a classe empresarial da cidade, além de apresentar os seus órgãos orbitais como a Câmara da Mulher Empreendedora, a Câmara do Distrito Industrial e a ACIA Jovem. A ACIA CRED e a Fundação Cultural ACIA também receberam um enfoque especial na publicação.

Os parceiros da ACIA como a Federaminas, o Sindicomércio, o Sebrae e a Junta Comercial tiveram espaço de destaque na revista. Diversos ex-presidentes e vários empresários deixaram seus depoimentos falando sobre a importância da ACIA no contexto econômico de Araxá. O quadro de funcionários também é apresentado, assim com as lideranças reveladas pela ACIA que conquistaram projeção estadual.

A presidente Marinez Gotelip fez a abertura oficial do encontro destacando a importância do associativismo empresarial. “Este evento é pleno de significados para todos nós. Representa o reconhecimento desta jornada da ACIA iniciada há 80 anos. A presença de todos aumenta a importância deste momento. Há 80 anos, os pioneiros da ACIA tiveram fé na proposta associativista e deram o primeiro passo na construção de uma associação forte e representativa”, afirmou Marinez.

Segundo ela, a concretização e a solidificação da ACIA dependeu do trabalho e dedicação de cada presidente com suas respectivas diretorias. “A ACIA só está viva e pujante, 80 anos depois de sua criação, porque os presidentes souberam reinventá-la sempre. Posso afirmar que a ACIA é uma entidade que possui credibilidade em decorrência não só das ações implementadas, mas, principalmente, por causa de posicionamento e dos resultados que trouxe à comunidade”, diz a presidente.

 

O presidente da Federaminas, Emilio Parolini, ex-presidente da ACIA, diz que a associação evoluiu junto com a classe empresarial e a economia de Araxá ao longo de todo este tempo. “Por meio de ações individuais e de parcerias construídas, a ACIA traçou e alcançou grandes objetivos, concorreu para empoderar o empresariado araxaense e se tornou ponto de apoio fundamental não só para o empresário, mas também, para o poder público e as demais entidades classistas”, afirma Parolini.

 

Ele fez questão de agradecer a oportunidade de ter ocupado a presidência da ACIA. “Esta experiência me engrandeceu como líder classista e me deu embasamento para atuar no comando da Federaminas. A ACIA é uma entidade com visão de futuro, que busca pelo novo, que valoriza a capacidade de empreender que cada um de seus associados traz consigo. Os 80 anos de trabalho são apenas uma parte do que a ACIA ainda fará, por muitos e muitos anos, em favor do associativismo em Araxá”, conclui Parolini.

PARCEIROS