Notícias

Congresso Nacional

01/07/2016

Presidente da ACIA participa de debate no Congresso

A presidente da ACIA, Marinez Gotelip, participou de audiência pública promovida pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados que debateu a criação do Dia Nacional da Mulher Empresária. O requerimento para a audiência foi de autoria das deputadas Conceição Sampaio (PP-AM) e Carmen Zanotto (PPS-SC).

A audiência foi realizada no Congresso Nacional em Brasília em conjunto com a Comissão de Fiscalização, Financeira e Controle. A instituição do Dia Nacional da Mulher Empresária tem o objetivo de fortalecer e reforçar políticas públicas e ações de empoderamento das mulheres de toda a sociedade.

Marinez Gotelip participou do encontro no Distrito Federal ao lado da presidente do Conselho Nacional da Mulher Empresária da CACB, Neiva Kieling. A participação da mulher no mercado empreendedor é crescente. Dados informados pelo Sebrae dão conta de que existem 7 milhões e 350 mil empreendedoras no país. Dentre os fatores que explicam o crescimento da participação feminina na abertura do próprio negócio podem ser citados a maior escolaridade, as mudanças na estrutura familiar, o menor número de filhos, novos valores relativos à inserção da mulher na sociedade brasileira e a atuação crescente na geração de renda familiar.

 

A deputada Conceição Sampaio justificou a importância audiência. “A construção de um tecido cultural e institucional envolvendo aprendizagem, definições de políticas públicas, enfim, uma cultura da educação, pode ser o caminho para a eliminação gradativa das barreiras que limitam tanto a mulher em sua trajetória empreendedora, como a própria atividade empreendedora”, afirmou ela.

 

“No caso da mulher empreendedora, há obstáculos no acesso ao crédito, às condições de investimento e suas relações no contexto social. Instituir o Dia Nacional da Mulher Empresária vai fortalecer e reforçar políticas públicas e ações de empoderamento das mulheres no setor empreendedor”, afirma a deputada Carmen Zanotto.

PARCEIROS