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Fecomércio divulga pesquisa positiva sobre o varejo neste Natal

17/12/2013 O Natal é o momento oportuno para a potencialização do comércio varejista. A Pesquisa de Opinião do Comércio Varejista “Expectativas para o Natal”, elaborada pela área de Estudos Econômicos da Fecomércio/MG em parceria com o Sindicato do Comércio de Araxá entrevistou 371 empresários de oito regiões de Minas Gerais, para sondar as expectativas de vendas para o final de ano. A pesquisa foi feita nas regiões Central, Sul de Minas, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Norte de Minas, Jequitinhonha/Mucuri e Noroeste de Minas, no período de 23 de outubro a 27 de novembro de 2013. Um total de 37,2% dos empresários entrevistados acreditam que as vendas do Natal de 2013 serão “boas” e 33,7% responderam que serão “iguais” ao ano passado. O Natal é a melhor data de vendas para o comércio varejista. É o período das confraternizações, mundialmente comemorada através das trocas de presentes. Os consumidores, levados pelo apelo emocional da data, são envolvidos por um clima festivo e de confraternização. Isso tudo cria um momento positivo e de grandes expectativas. A corrente de compras de bens e serviços está formada, com oportunidades para as lojas físicas, virtuais, restaurantes, salões de festas, serviços de comunicação, serviços de beleza e estética, turismo, buffet, etc. A data tem como característica a pluralidade de multiplicação de efeitos, através dos multicanais de vendas, pois movimenta diversas cadeias produtivas, cabendo a cada um oportunizar seu negócio. Sumário 73,3% dos empresários entrevistados em Minas Gerais possuem até nove funcionários nos estabelecimentos. O mesmo acontece ao analisar os dados por região, no caso do Norte de Minas, por exemplo, esse percentual chega a 94%; Para as vendas do Natal de 2013, pensando no comércio como um todo em Minas Gerais, 37,2% acredita que as vendas serão “boas” e 33,7% responderam que serão “iguais” ao ano passado. É uma estimativa otimista do empresário do comércio mineiro, uma vez que, a maioria em cada uma das regiões acredita que as vendas serão ótimas, boas ou iguais representando uma confiança no momento econômico, apesar do cenário macroeconômico incerto. Os empresários que responderam que acreditam em vendas “ótimas” ou “boas” apontam como o principal motivo o fato da situação financeira dos consumidores estar melhor com 16,5%, a seguir o fato de ter mais consumidores no mercado e as melhores condições de prazo/mais crédito com 15,9% e 15,2% respectivamente. A situação financeira do consumidor foi uma das principais razões na região Central, Noroeste de Minas, Sul de Minas, Triângulo/Alto do Paranaíba, Vale do Rio Doce e Zona da Mata. Já os que responderam que as vendas seriam “ruins” ou “péssimas” em Minas, apontam como motivos principais o endividamento do consumidor (32,8%) e o fato da situação financeira do consumidor no ano passado ser melhor que a deste ano (19,8%). No Triângulo/Alto do Paranaíba e Sul de Minas o endividamento do consumidor foi o item mais citado com 71,4% e 55,6% das respostas. Presentes Preferidos Os Smartphones de acordo com os empresários são os presentes preferidos pelo consumidor neste Natal. No resultado global esse item correspondeu a 12,9% das respostas, seguido dos tablets (9,9%) e celulares (9,7%). Em todas as oito regiões pesquisadas a aposta nos smartphones foi alta. Em uma data comemorativa como o Natal, onde a disposição do consumidor em presentear é maior devido ao apelo emocional da data, um mix formado por produtos que aliem preço e qualidade deverá ser uma determinante para o que haja uma maior predisposição da escolha da loja pelo consumidor. Para a maioria dos respondentes (76,8%), o ticket médio de compra em Minas Gerais neste Natal será de até R$ 200,00. Ao estratificar pelas regiões estudadas, a média do ticket se mantém em R$200,00. A forma de pagamento mais utilizada deverá ser o cartão de crédito no modo parcelado, segundo 72,2% dos respondentes, com absoluta maioria. Dentre os meios de pagamento a prazo, ainda se destaca o pagamento à vista em dinheiro com 7,3% e à vista no cartão de débito com 7,8% das respostas. 53,6% dos respondentes mineiros não acreditam que o consumidor se endividará mais no Natal deste ano em relação ao do ano passado. Já nos resultados por região, os empresários do Noroeste de Minas, Triângulo/Alto Paranaíba e Zona da Mata acreditam que o consumidor irá se endividar mais este ano. Em relação ao comportamento de compra dos consumidores em Minas, 52,8% dos entrevistados acreditam que os consumidores irão comprar de forma que parte da compra será planejada e parte por impulso. 30,2% irão comprar após pesquisa de preços e produtos e 17,0% realizarão suas compras aos poucos sem planejamento. O consumidor mineiro irá priorizar em suas compras, a facilidade do crédito para 38,8% dos empresários seguido dos preços com 30,5% das respostas. O atendimento foi citado por 7,5% dos entrevistados bem como o prazo na hora de realizar as compras (8,1%). Em todas as regiões pesquisadas, a facilidade do crédito e os preços foram os itens mais citados pelos respondentes. Com um consumidor mais informado, o preço se torna apenas mais uma das variáveis, e não a mais importante, das quais serão determinantes para a escolha de um produto ou loja. O consumidor consome ciente de suas escolhas, e alguns diferenciais podem fazer com que eles definam a decisão de compra e até mesmo optem por novos produtos e serviços, incluindo inclusive as compras por impulso. Neste caso, o “atendimento diferenciado” é fundamental, e requer uma equipe bem treinada e que saiba corresponder aos anseios dos consumidores. Na comparação entre o último trimestre de 2012 e o último trimestre de 2013, 43,7% estão com expectativas melhores para o seu negócio, 37,2% esperam vendas iguais ao ano passado em Minas Gerais. Os empresários do Noroeste de Minas foram os menos otimistas, 60,0% esperam vendas piores do que as de 2012; Metodologia Pesquisa quantitativa via survey eletrônico, baseada em amostra estratificada proporcional das lojas situadas nos principais pontos do comércio varejista das regionais de Minas Gerais de acordo com o projeto de regionalização adotado pela Fecomércio MG: Central, Sul de Minas, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Norte de Minas, Jequitinhonha/Mucuri e Noroeste de Minas. O método utilizado para a seleção das empresas foi aleatório sem reposição. A amostragem inicial era de 267 questionários. No entanto, no período 23 de outubro a 27 de novembro de 2013 foram entrevistados 371 empresários do comércio varejista. O erro amostral é da ordem de 5,5 pontos percentuais dos resultados para a amostra a um intervalo de confiança de 95%1.

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