Notícias

Missão Internacional Nova Iorque e Panamá

22/01/2015

NRF 2015: varejo utiliza mídias online para impulsionar a venda de produtos

A missão empresarial da Federaminas retornou do evento em Nova York. “Através do projeto da Federaminas de internacionalização das micro e pequenas empresas (MPEs) mineiras, empresários do setor de comércio tiveram nova oportunidade de expandir seus conhecimentos com o que há de mais inovador no mercado de varejo mundial.” A afirmação é do presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas), Emílio Parolini, ao avaliar os resultados da missão da entidade ao Big Show NRF 2015 - a convenção da National Retail Federation, em Nova York (EUA) -, com extensão ao Panamá, realizada no período de 9 a 18 de janeiro.

 

O líder classista destaca as vantagens da participação das empresas mineiras na convenção da NRF, afirmando que no evento os empresários tomam conhecimento de tendências e novidades para o varejo mundial, o que contribui para manter os seus negócios alinhados com o que há de mais avançado em termos de comercialização e gerenciamento. Constituída de dezenas de empresários de quase 10 cidades do Estado, a comitiva de Minas participou de palestras, apresentação de tecnologias e visitas técnicas a empresas em sua participação no Big Show NRF 2015, que teve como foco principal a inovação nos canais de comunicação com o consumidor.

 

“O varejo se modernizou e utiliza as mídias online para atender às necessidades cada vez mais imediatas dos clientes, e o celular é uma das ferramentas usadas pelos consumidores”, observa Renato de Castro, diretor executivo da Baumann Travel  - consultoria parceira da Federaminas no projeto de internacionalização de MPEs - e coordenador técnico da missão. Em visitas guiadas pela feira, os participantes tiveram oportunidade de conhecer tecnologias especialmente desenvolvidas para atender a essa alta demanda de informação, criando experiências virtuais para impulsionar as vendas. “Além de auxiliar o cliente de forma eficaz e rápida, as novas tecnologias proporcionam a gestão de estoques e controle de mercadorias, como foi apresentado em estande da Tagsys RFID, empresa líder no setor”, acrescenta Castro.

 

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Araxá, Marcio Farid, e o superintendente da ACIA, Antônio Claret, que integraram a missão internacional, destacam que os empreendedores puderam conhecer novos conceitos de satisfação do cliente, além das tendências do comércio e como o mercado se comporta diante de inovações tecnológicas. Na visita ao Panamá, a comitiva da Federaminas esteve na Zona Franca de Colon, a segunda maior área de livre comércio do mundo, localizada na entrada do Canal do Panamá.

PARCEIROS