Notícias

Nono dígito

26/09/2015

Minas Gerais vai receber o nono dígito nos telefones celulares

Os números de celulares de Minas Gerais e também da Bahia e Sergipe receberão o nono dígito a partir do dia 11 de outubro. A medida implementada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é necessária devido ao crescimento da quantidade de linhas telefônicas no País.

 

A partir dessa data, os telefones celulares de todas as operadoras passarão a contar com o dígito 9 à frente dos números atuais para ligações e envio de mensagens SMS e MMS. Na prática, com a alteração, quem realizar chamadas locais ou interurbanas de qualquer telefone, seja fixo ou móvel, para um celular desses Estados precisará discar “9” antes do número, para que a ligação seja completada.

 

Em Minas Gerais todas as linhas das áreas com DDD 31, 32, 33, 34, 35, 37 e 38 passarão a ter um nove à esquerda. Portanto os telefones celulares de Araxá irão passar pela mudança. A mudança visa aumentar a disponibilidade de números de celulares no Brasil, para atender à crescente demanda de novos usuários, e também para padronizar a numeração da telefonia móvel em todo o país.

 

Por um tempo determinado, as ligações efetuadas tanto com oito dígitos como com nove dígitos serão completadas. Após esse período, gradualmente, serão realizadas interceptações nas chamadas sem o “9” adicional, onde o usuário receberá a orientação sobre a nova forma de discagem. Com o tempo, as ligações não serão mais completadas.

 

O Estados do Rio de Janeiro e São Paulo já possuem nove dígitos. Ainda neste ano, a inclusão do nono dígito já se deu para celulares de Pernambuco (DDDs’ 81 e 87), Alagoas (DDD 82), Paraíba (DDD 83), Rio Grande do Norte (DDD 84), Ceará (DDD’s 85 e 88), e Piauí (DDD’s 86 e 89).

PARCEIROS