Notícias

Opinião Empresarial - Leandro Pereira

28/09/2015

Opinião Empresarial ACIA

O empresário araxaense Leandro Pereira dos Santos é diretor superintendente da Vera Cruz Transporte e Turismo. A empresa atua em Araxá no transporte coletivo urbano e também no transporte rodoviário intermunicipal ligando Araxá à Tapira e Pratinha. Faz fretamento de ônibus para viagens de turismo e para empresas no transporte de trabalhadores. Outro braço da empresa é o VC Cargas que transporta cana-de-açúcar em Santa Juliana e Uberaba. As duas empresas contam atualmente com um total de 620 funcionários.

 

 

ACIA - Qual a sua opinião sobre o momento econômico que o Brasil atravessa?

Leandro - Estamos passando por um momento turbulento devido aos ajustes fiscais do Governo Federal que acredito até que são necessários vistos que hoje os gastos governamentais são muito altos. Infelizmente a conta esta sendo dividida com o povo e com os empresários. Isto cria um clima de insegurança, forçando a redução de investimentos e revivendo o fantasma do desemprego. Em Araxá ainda temos certo equilibro em relação às demissões e as contratações.

 

ACIA - Sua expectativa para 2015/2016?

Leandro - Eu acredito que até o final deste ano as coisas devem se estabilizar, não creio que haverá uma piora significativa no mercado financeiro nós próximos meses. Segundo os analistas, há uma tendência de melhora a partir de 2016. Apesar de que ninguém acredita que o ano que vem será maravilhoso, mas pelo menos esperamos que não seja tão ruim como este ano.

 

ACIA - Sua empresa pretende fazer novos investimentos nos próximos meses?

Leandro - Nós adquirimos este ano cinco veículos novos, zero quilômetro, para renovação de frota e expansão de serviços. Agora a estratégia que estamos adotando frente à crise é diluir os custos fixos e tentar trabalhar com a mesma estrutura, valorizando quem produz mais.

 

ACIA - Acredita que a economia de Araxá atravessará melhor este momento?

Leandro - Araxá tem grandes empresas e principalmente as mineradoras que são as grandes responsáveis pela geração de impostos no munícipio dando uma característica diferenciada à cidade. A CBMM, por exemplo, deverá até aumentar os seus investimentos e a Vale Fertilizantes no mínimo manter a sua estrutura. O comércio está se mexendo em busca de soluções criativas para driblar a crise.

 

ACIA - Qual a sua sugestão para os empresários araxaenses?

Leandro - Apesar de ninguém ter a receita para este momento de crise, o que vejo é tudo mundo apertando o cinto e só fazendo investimentos cujo retorno seja totalmente garantido. É importante segurar os custos, aumentar a produtividade e ser criativo para vender mais.

 

ACIA - O que poderia ser feito em Araxá para apoiar a classe empresarial?

Leandro - O grande vilão no Brasil é a carga tributaria que é muito alta. Se os governos Estadual e Federal reduzissem os tributos e os encargos sociais iriam beneficiar amplamente o empresariado. A nível local, quanto mais empresas se instalarem em Araxá mais emprego e renda será gerado no município fomentando com isso o crescimento do comércio em geral. Portanto, trazer novas empresas para Araxá é importante para todos nós.

PARCEIROS