Notícias

Reajuste Salarial

15/05/2015

Prefeito anuncia aumento para servidores municipais

O prefeito Aracely de Paula esteve na Câmara de Vereadores onde anunciou o reajuste dos salários dos servidores públicos municipais de Araxá, nesta quinta-feira, 14. Os funcionários da Prefeitura Municipal foram divididos em dois grupos com índices de 9% e 18% de aumento. O cartão Vale Alimentação também recebeu um reajuste de 38%.

 

Os servidores públicos em geral tiveram um aumento de 9% excluídas as categorias que já foram contempladas de forma diferenciada. É o caso dos professores, servidores que recebem salário mínimo como salário base, médicos, dentistas, conselheiro tutelar, agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias que não receberam este novo reajuste.

 

Segundo Aracely de Paula, este reajuste de 9% vai incidir sobre um total de 1980 servidores que ocupam mais de 80 cargos diferentes. “O último reajuste salarial destes servidores aconteceu no ano de 2011”, afirma o prefeito.

 

Os servidores da Prefeitura de Araxá que ocupam cargos em comissão de livre nomeação e exoneração terão um reajuste salarial em dobro, ou seja, de 18%. Farão jus a este aumento os chefes de departamentos, chefes de setores, supervisores e diretores de unidades de ensino.

 

Aracely revela que neste caso somam 133 servidores que só tiveram aumento em 2005. “É importante ressaltar que os secretários municipais, assessores executivos I e II, assessores especiais e ouvidores não terão aumento. O prefeito e a vice, além dos ex-prefeitos ou seus pensionistas também não receberão o reajuste”, explica Aracely.

 

O Cartão Alimentação recebeu uma valorização de 38% e passa dos atuais R$ 160 para R$ 220 beneficiando todos os servidores ativos, exceto secretários municipais, prefeito e vice-prefeita. “O Vale Alimentação teve um reajuste considerável e vai ser estendido também para todos os servidores inativos”, garante Aracely.

 

O prefeito anúncio ainda gratificações para servidores do PAM e fiscais. “Estamos regularizando a concessão de adicional de urgência de 50% para todos os servidores lotados no Pronto Atendimento Municipal (PAM) e a concessão de gratificação de 100% para todos os servidores da classe dos Fiscais, sanitários e de meio ambiente”, afirma o chefe do executivo araxaense.

 

Os reajustes propostos farão as despesas com pessoal atingirem um percentual da ordem de 45% da receita corrente líquida da Prefeitura de Araxá. “A Lei de Responsabilidade Fiscal determina que as despesas com pessoal não ultrapassem o limite de 48,6%. Por isso há a preocupação com a queda da receita, tendo em vista as transferências da União e do Estado que representam valores significativos na receita corrente, mais de 70%” conclui Aracely de Paula.

PARCEIROS