Notícias

Uniaraxá recebe autoridades e lança projeto do Centro Cultural

05/09/2014

 

O Uniaraxá recebeu dezenas de pessoas em mais uma etapa do projeto Uuniaraxá Recebe (UNIR), na noite da última terça-feira, 2. Os presentes tiveram a oportunidade de conhecer melhor os projetos que a instituição realiza e também apoia. A grande novidade foi o lançamento do Centro Cultural, projeto que está sendo elaborado com o apoio da CBMM, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

A abertura do encontro foi realizada pelo presidente da Fundação Cultural de Araxá, Marcio Farid, que apresentou um balanço financeiro da instituição mantenedora do Uniaraxá. Marcio Farid falou também sobre os investimentos que estão sendo feitos no Uniaraxá e das melhorias que o Centro Universitário irá receber futuramente.

 

O reitor Válter Gomes destacou o Centro Cultural que vai abrigar uma biblioteca maior e mais completa, além de um anfiteatro que possa receber um número maior de pessoas. O projeto contempla três etapas, a primeira trata da elaboração de todos os projetos necessários: arquitetônico, hidráulico e elétrico, entre outros, já feito e aprovado. A segunda etapa é a construção do prédio e a terceira etapa trata do acabamento, com todos os equipamentos necessários para todo o espaço. De acordo com o reitor do Uuniaraxá, professor Válter Gomes, incialmente o projeto está orçado em R$ 12 milhões e deve ser financiado através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), a biblioteca terá dois andares e o anfiteatro capacidade para 500 pessoas. Os recursos sendo captados de acordo com a liberação do projeto, a expectativa é que o Centro Cultural do Uuniaraxá seja entregue em 2017. Os presentes ficaram entusiasmados com o projeto do Uniaraxá, que vai beneficiar os alunos e a comunidade.

 

Obras no campus

 

A interligação dos estacionamentos do campus foi inaugurada simbolicamente durante o evento. A obra já concluída vai melhorar o fluxo de veículos nas imediações do campus, especialmente nos horários de entrada e saída dos alunos, atendendo uma antiga demanda da população. Na oportunidade, o presidente da Fundação Cultural de Araxá (FCA), Márcio Farid, e o reitor Válter Gomes, também lançaram a construção do Conjunto 4, prédio que vai abrigar novas salas de aula e laboratórios, com previsão de entrega para janeiro de 2015.

 

Convênios

 

Também foram celebrados convênios com a Associação Comercial e Industrial de Araxá (ACIA), a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), o Sindicato do Comércio de Araxá (Sindcomércio) e com o Sindicato dos Produtores Rurais de Araxá para beneficiar seus funcionários que vão queiram ingressar no Ensino Superior. De acordo Válter, os empresários ligados às instituições conveniadas, darão uma contrapartida no valor da mensalidade do aluno, no valor de 30%, o Uniaraxá dará um desconto de 20%, podendo chegar a 25% caso o empresário garanta a adimplência do seu funcionário. “Cabendo então ao aluno, arcar com 45% do valor da mensalidade de seu curso”, explica o reitor.

 

Novos cursos de graduação

 

O Uniaraxá lançou também novos cursos, parte deles devem começar a ser oferecidos em 2015, os demais em 2016. A partir do ano que vem a instituição já oferece vagas para os cursos de Estética e Análise de Desenvolvimento de Sistemas, ambos Tecnológicos com duração de dois anos. Já em 2016, o Uniaraxá abre vagas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Logística. “A escolha desses cursos foi em virtude de pesquisas que foram feitas em Araxá e região, e também de estudos sobre as tendências da educação superior no nosso país”, explica o reitor Válter.

PARCEIROS