Notícias

ACIA comemora instalação de montadora de aviões em Araxá

11/03/2021

A Desaer Desenvolvimento Aeronáutico confirmou nesta semana que está montando uma nova instalação em Araxá. A sede será anexa ao aeroporto Romeu Zema e vai concentrar as atividades da parte administrativa e de engenharia da família de aeronaves ATL da montadora. A nova instalação será realizada ainda no primeiro semestre deste ano e as obras para erguer a fábrica começam na segunda metade de 2021.

De acordo com a fabricante, a produção inicial na unidade em Araxá será de quatro aeronaves por mês e a planta deve gerar cerca de 1.250 empregos diretos e indiretos na região. O primeiro produto da Desaer é o ATL-100, um bimotor turboélice utilitário com aplicações civil em militar.

O empreendimento da fábrica terá 96.570 m² de área construída, representando um investimento inicial de US$ 80 milhões e que pode alcançar o patamar de US$ 120 milhões em 2023.

A mudança da Desaer para Araxá foi viabilizada pela Prefeitura de Araxá com apoio do Governo de Minas Gerais, através da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (CODEMGE) e do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

A ação contou também com esforços da Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá – ACIA, liderada pelo presidente Emílio Neumann. “A área desse terreno que é de propriedade da Codemig estava sob judice, então a ACIA coordenou um movimento para agilizar todo esse processo. A montadora demonstrou interesse no município e precisava de uma área estratégica, desta forma iniciei conversas com o Governador Romeu Zema e outros envolvidos, até que conseguimos a doação deste terreno. Agora com tudo acertado ficamos muito felizes em ter uma empresa desse porte. Teremos uma expansão na área tecnológica, o que propõe uma diversificação para economia araxaense, visto que hoje 70% do orçamento vêm da mineração, além de contribuir para a recuperação econômica com a geração de empregos, concluiu Emílio Neumann.

 

Com informações de: Desaer.

LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO CLICANDO AQUI 

PARCEIROS