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ACIA participou do Seminário de CTS em Araxá

19/08/2011 O governo de Minas e o Sebrae promoveram em Araxá o 1º Seminário de Centros de Treinamento de Seleção (CTS). Os técnicos Carlos Alberto Parreira e Francisco Maturana falaram sobre as características necessárias para um município acolher uma seleção de futebol durante uma Copa do Mundo, tendo em vista o Mundial de 2014. A Associação Comercial e Industrial de Araxá - ACIA participou do evento que debateu a estrutura para receber seleções durante a Copa. A primeira vice-presidente da ACIA, Valda Alves Sánchez, esteve presente no seminário, juntamente com o diretor Lucas Guimarães Siqueira e as integrantes da Câmara da Mulher, Suelene Ribeiro Silva e Elisa Baião Macedo, além da colaboradora Claudia Leime Balieiro. O seminário foi realizado no Tauá Grande Hotel e recebeu cerca de 130 pessoas, entre elas, representantes de 20 cidades mineiras que estão se candidatando a Centro de Treinamento de Seleções. Seis cidades já foram pré-selecionadas pela Fifa: Araxá, Extrema, Juiz de Fora, Matias Barbosa, Montes Claros e Uberlândia. O ex-técnico da Seleção Brasileira de Futebol, Parreira, disse que as seleções não estão atrás de luxo, mas sim de uma hospitalidade eficiente. “As seleções precisam de um hotel que ofereça segurança, privacidade e conforto. De um campo de treinamento com condições perfeitas, que possua vestiários para mais de 40 pessoas, arquibancada para 500 pessoas, no mínimo, e um espaço reservado para a imprensa. E também de um aeroporto próximo, que tenha condições para a mobilidade dos atletas e da comissão”, explicou o técnico. Sobre a organização do Mundial, o colombiano Maturana foi enfático. “Essa Copa trará um status diferenciado para a América do Sul. Todos nós estamos muito entusiasmados e temos a certeza de que será uma das melhores já realizadas. Acreditamos no compromisso dos brasileiros.” Novas inscrições A segunda fase de inscrições para CTS da Copa 2014 foi aberta na última terça-feira (9). Os municípios interessados têm até o dia 16 de setembro para enviar novas candidaturas. O processo de seleção será realizado em quatro etapas. Quem não for escolhido nesse segundo momento poderá se adequar e tentar novamente em 2012. No primeiro semestre de 2013, a Fifa pretende lançar um catálogo com, no mínimo, 64 opções de cidades, podendo chegar a 90. A definição dos locais de treinamento das 32 equipes é de responsabilidade exclusiva das comissões técnicas das seleções. Pré-requisitos Com relação à infraestrutura esportiva dos campos, o Comitê Olímpico Local da Fifa analisa mais de 100 detalhes técnicos, como sistema de abastecimento de água e energia, acessos para as equipes e imprensa, local para realização de entrevistas, vestiários, tipo de solo e drenagem. Os hotéis devem ter disponibilidade de, no mínimo, 55 quartos com ar-condicionado ou aquecedor. Algumas seleções podem precisar de 100 quartos ou mais. O serviço de restaurante deve ser capaz de atender a, no mínimo, 55 pessoas, em estilo buffet, e ficar reservado 24 horas para uso exclusivo da seleção. A sala para conferência de imprensa deve ter estilo cinema e capacidade mínima para 100 pessoas. Por último, o aeroporto da região deve permitir aeronaves de aproximadamente 120 passageiros e vôos noturnos. E o percurso entre hotel e aeroporto, de ônibus, deve levar no máximo 60 minutos. Fonte: Agência Minas

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