Notícias

Araxá é destaque no Panamá

02/09/2014

A Missão Empresarial ao Panamá teve Araxá como um dos destaques entre mais de 100 empresários brasileiros de diversas regiões do país que participaram da viagem internacional. O presidente da ACIA, Marcio Farid, esteve ao lado do diretor Antônio Nogueira Lima Júnior, coordenando a presença de 16 empreendedores araxaenses no Panamá.

 

O também araxaense Emílio Parolini, presidente da Federaminas, esteve na Missão ao Panamá juntamente com outros 33 empresários de Minas Gerais. A viagem organizada pela Baumann Travel se constituiu na maior missão empresarial brasileira no Panamá com cerca de 140 empreendedores de vários Estados do Brasil.

 

“O Panamá hoje recebe mercadorias do mundo inteiro e faz a distribuição através do famoso Canal do Panamá para diversos países. Devido à proximidade com o Brasil vislumbramos muitas oportunidades novas. Estamos abrindo mais uma fronteira de negócios para Araxá. No Panamá pode-se comprar volumes menores e o tempo de entrega das mercadorias é mais curto em relação a China por exemplo. O prazo médio da chegada das produtos no Brasil é de 12 a 20 dias. A Zona Livre de Colón é muito grande com dezenas de exportadores e uma infinidade de opções. A Missão Internacional foi muito positiva e vários empresários brasileiros já estão com diversas perspectivas de negócios e alguns até estão com exportações já efetivadas”, afirma Marcio Farid.

 

“Visitamos também o Canal do Panamá que é a principal razão para a competitividade dos produtos exportados pelo Panamá através da Zona Livre de Colón. Ver de perto o funcionamento desta enorme estrutura de transporte marítimo foi uma experiência muito enriquecedora. Os empresários araxaenses passam a ter um novo canal de negócios”, avalia Antônio Nogueira.

“O retorno para os empresários mineiros foi super positivo e por isso já estamos preparando a segunda etapa da Missão Empresarial ao Panamá com mais uma viagem no mês de outubro. A Federaminas quer disponibilizar esta oportunidade para o maior número possível de empresários mineiros. Tivemos também a oportunidade de estreitarmos os relacionamentos políticos com o Panamá e convidamos o embaixador brasileiro para participar do Congresso da Federaminas em Araxá no mês de novembro. Esperamos agora uma confirmação junto ao Itamarati”, revela Emilio Parolini.

PARCEIROS