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Atenção fique alerta contra fraudes

03/05/2010 A RENIC - Rede Nacional de Informações Comerciais - comunica a todos que têm circulado mensagens na Internet, em nome de diversas entidades, efetuando cobranças, e de empresas que prometem “facilidades” para excluir o nome do banco de dados. Tais mensagens não são verdadeiras e devem ser desconsideradas por quem as receber, pois o SCPC não envia qualquer notificação ou extrato via e-mail. A ACIA alerta, atenção consumidor, fique atento e de olhos bem abertos! Consumidor, às vezes, alguns fatos podem deixar-lhe em situações desfavoráveis, como a FRAUDE ou GOLPE, utilizando seus documentos. Isso pode acabar gerando para você problemas bem desagradáveis. Desta forma, seguem algumas DICAS para tentar evitar tais problemas: - Não assine a parte de trás de seus cartões de créditos. Escreva no verso, “SOLICITAR RG”; - Tire xerox do conteúdo de todos os seus documentos. Não se esqueça de copiar frente e verso. Isso facilitará a retirada de novos documentos caso sua carteira seja furtada/ roubada; - As maiores fraudes acontecem com o uso dos documentos RG e CPF e cartões de crédito. Assim, temos que tomar muito cuidado; - Procure selecionar seu local de compras, adquirindo os produtos em locais de confiança e que possuam segurança; - Não vá ao banco sozinho, leve sempre alguém para acompanhá-lo até a agência; - Não abra sua carteira em locais públicos ou deixe seus documentos com estranhos. É importante que, sempre que houver necessidade da entrega da cópia (xerox) de documentos pessoais em lojas, órgãos públicos, etc, se coloque “duas linhas” paralelas, na cópia, tal como num cheque cruzado e dentro desse cruzamento escrever: “entregue para a loja X” ou, então, entregue ao órgão público “Y”. Isso ajuda a evitar que seus documentos sejam utilizados para abertura de contas, tomada de empréstimos, fraudes, etc. Jamais forneça a sua senha a outras pessoas e não aceite ou solicite ajuda de terceiros, exceto funcionário do banco, identificado para operar os terminais eletrônicos. Ao finalizar qualquer operação pressione a tecla “Anula” antes de deixar o local. O correntista/consumidor é responsável por todo e qualquer uso que seja feito do cartão magnético até o momento em que a sua perda ou furto seja comunicado ao banco. Pela legislação vigente, um novo cartão só pode ser cobrado em caso de dano ou extravio (furto, perda, roubo etc.). Em caso de furto ou roubo de seus documentos, faça o mais rápido possível um Boletim Policial de Ocorrência. Isto comprovará ao comércio de modo geral que você tomou todas as ações imediatas e o isentará de futuros problemas. É importante que você saiba telefones de contatos que te servirão em caso de furto dos documentos e cartão de crédito. Anote em um lugar seguro e de fácil acesso os telefones das administradoras dos cartões, telefones dos cartões. Outras informações no SCPC/ACIA através do telefone 3669-1331 com Nélia Trindade Gregori. A ACIA está localizada na av. Getúlio Vargas, 365, Centro.

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