Notícias

Cidadania na Praça

02/10/2014

A Associação Comercial e Industrial de Araxá - ACIA, o Conselho de Segurança Pública de Araxá - Consep, e o 37º Batalhão de Polícia Militar de Araxá, lançaram o projeto Cidadania na Praça. A iniciativa tem por objetivo principal buscar parceiros para a revitalização das praças públicas de Araxá.

A primeira reunião visando viabilizar o projeto Cidadania na Praça foi realizada na ACIA com a presença de diversas entidades que se disponibilizaram em atuar como parceiras na iniciativa. O encontro reuniu na ACIA representantes da Casa do Pequeno Jardineiro, Escola Municipal de Música Maestro Elias Porfirio de Azevedo, Fundação Cultural Calmon Barreto, Sesc, Cemig, Polícia Militar e Câmara Municipal que acompanharam a apresentação do projeto, iniciando as primeiras discussão com o presidente da ACIA, Marcio Farid, o presidente do Consep, Valter José das Neves e o subcomandante do 37º BPM, major Fernando Reis.

 

Entre as propostas apresentadas para a revitalização das praças de Araxá a prioridade eleita foi à segurança e organização destes locais para torna-los espaços mais seguros e locais de convivência, lazer e fortalecimento de laços comunitário. Entre os objetivos específicos estão: aumentar a presença policial nas praças nos horários de maior incidência de problemas de segurança pública; recuperar a estrutura física existente nas praças e ampliá-la para melhor atender as demandas da comunidade local; melhorar a jardinagem das praças, com manutenção periódica e permanente; otimizar o sistema de iluminação do local; prevenir a presença de usuários e traficantes de drogas no local; prevenir atos de desordem e danos na praça; incentivar a ocupação das praças por pessoas da vizinhança; despertar na comunidade o interesse de cuidar das praças da cidade; instalar sistemas de câmeras que permitam o monitoramento das praças pelos órgãos de segurança pública.

 

Segundo Marcio Farid, o pleito inicial do projeto Cidadania na Praça visa atender inicialmente quatro praças, localizadas no Centro de Araxá, devido ao maior trânsito de pessoas dos diversos bairros e classes sociais do município, de forma que os impactos das ações, a serem desenvolvidas, refletirão nas diversas camadas sociais, de forma democrática, promovendo a integração e a utilização dos espaços comuns.

 

De acordo com Valter Neves, deverão ser contempladas em um primeiro momento a praça Arthur Bernardes na av. Getúlio Vargas, a praça Governador Valadares entre as ruas Olegário Maciel e Calimerio Guimarães, a praça  Dom Bosco na av. Imbiara e a praça Princesa Isabel nas proximidades da rua Luís Colombo. Cada um dos parceiros deverá desenvolver ações especificas para o sucesso do projeto Cidadania na Praça.

PARCEIROS