Notícias

Com balanço positivo, Fiemg e parcerias encerram ação do PCIR em Araxá

12/12/2017

Foi realizado na sede da Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá – Acia, na noite desta segunda-feira, 11 de dezembro, o encerramento da Ação Lean Melhoria Contínua que faz parte do Programa de Competitividade Industrial Regional (PCIR). O projeto foi realizado com empresas de Araxá, pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – Fiemg, em parceria com a Codemig e Prefeitura. Durante o evento esteve presente o presidente da Acia, Emílio Neumann; o presidente do D.I. Paulo Nessralla; o analista de Projetos da Fiemg, Pedro Peixoto, empresários do Distrito Industrial; entre outros convidados.

Durante a Ação desenvolvida desde abril deste ano, foram realizadas atividades de treinamentos práticos e visitas de acompanhamento especializadas, voltados à execução de projetos de melhoria com resultados de curto prazo. O Analista de projetos da Fiemg explica que o objetivo foi reduzir perdas e desperdícios, elevar a produtividade e o nível de competitividade das empresas participantes.

“Começamos o trabalho compartilhado com o D.I. para levantar várias carências, e mostrar o que o sistema pode fazer quando temos esse retorno das empresas e empresários. Realizamos seis ações envolvendo 53 empresas e no total foram atendidos 206 colaboradores em ações de mão de obra, mercado, tecnologia, e sustentabilidade num investimento de mais de R$ 100 mil com contrapartida de 80% desse valor por parte da Fiemg. Encerramos o ano de 2017 com resultados positivos e para o ano de 2018 vamos retomar essa agenda em Araxá”, explicou Pedro Peixoto. 

O presidente do D.I. Paulo Nessralla comentou sobre o futuro da parceria. “O projeto foi muito importante e todos que participaram ficaram totalmente satisfeitos. Para o próximo ano vamos buscar ainda mais parcerias para todas as empresas do D.I. gerando preparação e melhorias”, ressaltou.

“A Acia acredita que todas as empresas precisam do apoio da sua Associação, resta a nós apoiar todo e qualquer beneficio às empresas e aos empresários. A parceria que se formou entre Fiemg, Codemig e Prefeitura é de grande importância, pois eles buscaram entender as reais necessidades dos empresários, para depois formar o plano de trabalho, totalmente apoiados pela Acia”, reafirmou o presidente Emílio Neumann. 

Para o sócio da Ferti Fertilizantes Jaime Sánchez, que participou do projeto, foi uma oportunidade de agregar valores aos processos dentro da empresa. “Desde agosto estamos participando da ação da Fiemg, o programa em si está sendo de grande importância para a empresa, pois conseguimos melhorar não só a nossa produtividade, mas também o layout interno, melhorando vários processos dentro da empresa. Nós mensuramos um aumento de 15% na produtividade”, concluiu.