Notícias

Consep lança campanha Segurança Iluminada

20/02/2019

O Conselho de Segurança Pública lança em Araxá a campanha Segurança Iluminada para arrecadar fundos para contribuir para a manutenção e aquisição de equipamentos destinados à Polícia Civil, Polícia Militar, Defensoria Pública, Bombeiros e Presídio de Araxá. Segundo Eurípedes Lemos, Presidente do Consep, os recursos que vêm do governo do Estado não são suficientes para a manutenção desses órgãos, assim, tornar-se necessário fazer um chamamento à população para colaborar. “Utilizamos uma Resolução da Aneel, (414, Art. 121) que prevê arrecadação de doações por meio da conta de energia elétrica e criamos uma campanha para mobilizar toda a comunidade. Afinal, segurança não tem preço, tem investimento”, informa Lemos.

Como funciona a campanha

As pessoas que desejarem participar devem preencher um formulário de autorização para que seja descontado mensalmente valores a partir de cinco reais na conta de energia elétrica. É necessário anotar o número do matrícula de instalação (consta da cota de luz). As doações podem ser interrompidas a qualquer momento por desejo do titular da conta de luz. Basta fazer a comunicação ao Consep para que o débito seja interrompido no mês seguinte. Solicite seu formulário nos telefones ( 34) 3661 1151 ou

WhatsApp (34) 988710344.

Aplicação do dinheiro arrecadado

O Consep é uma espécie de anjo da guarda dos órgãos públicos de segurança. Atua para evitar que suas operações sejam prejudicadas por falta de recursos destinados à despesas simples, mas que o estado não supre. Por exemplo: manutenção de viaturas e equipamentos de escritório; material de consumo como papeis, cartuchos de impressoras; pequenas manutenções, eventualmente aquisição de combustível para missões especiais que necessitam de veículos não caracterizados, dentre outros afins. Toda verba arrecadada e sua aplicação passam pela aprovação do Conselho Deliberativo de Reversão de Recursos e, periodicamente, têm parecer do Conselho Fiscal.

O Consep de Araxá existe há 10 anos e possui uma folha de bons serviços prestados à comunidade araxaense. Suas fontes de recursos são convênios com órgãos públicos, projetos sociais e doações. Já estiveram à frente do Conselho: Emílio Neumann, Valter José Neves, Roberto Ney Lusvarghi e Sérgio Luiz Azevedo Goulart. Atualmente, é presidido por Eurípedes Lemos, oficial reformado da Policia Militar. A diretoria é composta de seis pessoas que, de forma voluntaria, representam vários segmentos da sociedade. Possui 26 funcionários, muitos dos quais são cedidos aos órgãos públicos para apoio operacional em alguma atividade específica. Oferece oito bolsas de estágio para alunos universitários que igualmente atuam em projetos especiais. O Conselho Técnico Consultivo é composto pelo Comandante da Policia Militar, Ten. Cel. Fernando Marcos dos Reis; pelo Delegado da Policia Civil Vítor Hugo Heisler; pelo Delegado de Trânsito, Renato de Alcino Vieira; pelo oficial da Polícia Militar, Major Ademir Vicente Fagundes, e pelo Secretário Municipal de Segurança, Élvio Bertoni.

 

PARCEIROS