Notícias

Horário de Verão 2016

18/02/2016

Fim do Horário de Verão 2016

O Horário Brasileiro de Verão termina neste domingo, dia 21 de fevereiro. A partir da zero hora (00h00) deste domingo, 21, os relógios devem ser atrasados em uma hora com o horário voltando ao normal.

 

O Horário de Verão foi utilizado pela primeira vez no Brasil em 1931/1932 e chegou agora a sua 40ª edição no país. O objetivo da medida é economizar energia elétrica através do estimulo ao uso racional.

 

Segundo o Ministério de Minas e Energia a estimativa de ganhos com a adoção do horário de verão supera o patamar de R$ 4 bilhões por ano, que representa o valor do custo evitado em investimentos no sistema elétrico para atender a uma demanda adicional prevista, de aproximadamente 2.250 MW no parque gerador nacional, um valor considerado por especialistas como muito expressivo.

 

Confira três dicas para se adaptar ao fim do horário de verão

 

Quando ocorre uma mudança de horário (seja por mudança do horário de verão, inverno ou de fuso horário), o organismo pode ter dificuldade em se habituar. Mas se você seguir as seguintes dicas, a adaptação será mais suave.

 

Cuidado com as refeições

 

No dia da mudança de horário, evite refeições muito pesadas, principalmente no final do dia. Comidas que requerem muita energia para fazer a digestão podem prejudicar o descanso. Da mesma forma, bebidas como o café e alguns chás (verde e preto) devem ser evitadas.

 

Não exagere nos exercícios físicos

 

Prefira exercícios mais suaves ou relaxantes (como caminhadas leves ou ioga), para não estimular excessivamente o corpo. Além disso, é recomendado não praticar exercícios pesados 3 horas ou menos antes de ir para a cama, porque a liberação de endorfinas causa um estímulo que pode afugentar o sono.

 

Ajuste a hora de dormir

 

Nesta mudança o relógio atrasa, ou seja, “ganhamos” uma hora e por isso as pessoas muitas vezes vão dormir mais tarde. Especialistas e médicos sugerem que essa “hora extra” deve ser usada para descansar.