Notícias

Inflação

06/05/2015

Inflação em Araxá

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Parcerias criou o departamento de pesquisa e estatística que tem entre seus objetivos a criação de um banco de dados com informações abrangendo diferentes temas e interesses. O departamento deu início também ao calculo da inflação mensal do município.

 

Os primeiros números divulgados esta semana são referentes ao mês de março. A inflação em Araxá neste período foi de 1,88%.

 

A responsável técnica pelo departamento de pesquisa e estatística, Déborah Oliveira Martins dos Reis, explica que começou a coletar em março dados de preços praticados pelo varejo em Araxá e a transformar estes números em índices que são as taxas de inflação. “Já estamos finalizando os dados relativos ao mês de abril para então compararmos com os números do mês anterior e assim entender o que está acontecendo com os preços dos diversos bens em Araxá”, afirma Déborah.

 

Ela explica que a inflação é calculada a partir dos preços praticados levando em consideração nove grandes grupos, que são alimentação, habitação, artigos de residência, vestuário, transportes, saúde e cuidados pessoais, despesas pessoais, educação e comunicação. “O índice de preços ao consumidor de Araxá (IPC/Araxá) relativo a março de 2015 - primeiro de uma série mensal - apresentou uma variação de 1,88%. Esta aceleração nos preços esteve vinculada fundamentalmente à energia elétrica que faz parte do grupo de habitação e também à alimentação. Quase metade do índice de março (49,3%) foi devido à elevação dos preços da energia elétrica residencial, que aconteceu a nível nacional. Em Araxá os gastos com alimentação responderam por outros 43,6% da composição da inflação no município”, explica a responsável técnica que é doutora em História Econômica pela USP-SP. 

PARCEIROS