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MBA em Gestão Empresarial

03/03/2011 O MBA Gestão Empresarial será realizado em Araxá através da parceria entre a ACIA e a Fundace/USP. O curso terá início no próximo dia 19 de março e será ministrado na sede da Associação Comercial e Industrial de Araxá. A pós-graduação (lato sensu) vai ser oferecida por um corpo docente todo formado por mestres e doutores pertencentes à Universidade de São Paulo - USP. São profissionais de notório saber no mercado organizacional, que vão trazer um conhecimento não só teórico como também prático de tudo o que realmente é importante para o mercado. As inscrições para o MBA Gestão Empresarial estão abertas. Os interessados deverão procurar o mais rápido possível a Associação Comercial e Industrial de Araxá. As vagas são limitadas, mais informações na ACIA, Av. Getúlio Vargas, 365, Centro, ou pelo telefone (34) 3669-1331. Os associados da ACIA têm um desconto especial: valor à vista de R$15 mil para R$11mil ou parcelado sem juros com matrícula de R$ 440 + 24 parcelas de R$ 440. Confira a Grade Curricular Cod. Carga Horária Disciplina Módulo 1 24 Perspectivas da Gestão Empresarial Diagnóstico do Ambiente Empresarial 2 24 Análise do ambiente setorial Diagnóstico do Ambiente Empresarial 3 24 Análise do ambiente econômico nacional: macroeconomia e cenários econômicos Diagnóstico do Ambiente Empresarial 4 24 Análise do ambiente legal e tributário Diagnóstico do Ambiente Empresarial 5 10 Metodologia de Pesquisa Desenvolvimento do TCC 6 24 Gestão Estratégica de Marketing Gestão de Marketing 7 24 Comportamento do Consumidor Gestão de Marketing 8 24 Gestão de Processos Gestão de Operações e Processos 9 24 Gestão da Produção, Operações e Supply Chain Gestão de Operações e Processos 10 24 Gestão da Tecnologia da Informação Gestão de Operações e Processos 11 10 Metodologia de Pesquisa Desenvolvimento do TCC 12 14 Matemática Financeira Gestão Financeira 13 24 Administração Financeira Gestão Financeira 14 14 Finanças pessoais e Mercado de Capitais Gestão Financeira 15 24 Contabilidade Gerencial Gestão de Controladoria e Contabilidade 16 24 Gestão Estratégica de Custos Gestão de Controladoria e Contabilidade 17 24 Gestão Estratégica de Pessoas Gestão de Pessoas 18 14 Gestão do Desempenho Gestão de Pessoas 18 14 Comércio Internacional Estratégias Empresariais 19 14 Negociação estratégica Estratégias Empresariais 20 24 Gestão Estratégica Estratégias Empresariais 426 Carga horária – disciplinas 100 Trabalho de Conclusão de Curso 526 Carga horária total Perspectivas da Gestão Empresarial  As empresas e a teoria da administração  O processo de administração  A evolução do pensamento em administração  Funções da Administração  Áreas Funcionais da Administração  Desafios da Gestão Empresarial Análise do ambiente setorial  Fundamentos da oferta e da demanda  Demanda individual e demanda de mercado  Teoria da firma  Análise de mercados competitivos  Poder de mercado  Determinação de preços e poder de mercado em micro e pequenas empresas  Competição monopolística e oligopólio  Teoria dos Jogos e Estratégia Competitiva  Economia de Empresas Análise do ambiente econômico nacional  Mensurando a economia de um país  Determinação do PIB no curto prazo  Moeda, Sistema Financeiro e Política Monetária  A demanda por moeda e a determinação da taxa de juros  O modelo IS-LM  Mercado de trabalho: taxa de desemprego, determinação salarial  Economia Internacional: balanço de pagamentos e câmbio  Crescimento e Desenvolvimento Econômico em Micro e Pequenas Empresas Análise do ambiente legal e tributário  Direito Constitucional  Direitos e garantias Fundamentais  Organização político-administrativa  Administração Pública  Contratos  Sistema Tributário Nacional  Legislação tributária e empresas  Obrigação tributária  Crédito tributário  Competência tributária  Impostos federais  Impostos estaduais  Impostos municipais  Contribuições sociais  Taxas  Contribuição de melhoria Gestão Estratégica de Marketing  Conceitos, tendências e tarefas fundamentais de marketing  Segmentação dos mercados  Identificação do público-alvo  Desenvolvimento do mix de marketing  Decisões sobre o composto de produtos  Estratégias de desenvolvimento de novos produtos  Fixação de preços de produtos: estratégias de fixação de preços  Distribuição de produtos: canais de distribuição  Colocando produtos: varejo e atacado  Promovendo produtos: estratégia de comunicação de marketing  Promovendo produtos: propaganda, promoção de vendas  Construindo relacionamentos com o cliente através de satisfação, valor e qualidade  A criação da vantagem competitiva para empresas Comportamento do Consumidor  Modelos de comportamento do consumidor  Características que influem no comportamento do consumidor  Papéis do consumidor  Tipos de comportamento de compra  O processo de decisão do comprador  Processo de decisão do comprador para produtos novos Gestão de Processos  Introdução ao BPM  Conceitos de Processos  Conceitos de Gerenciamento de Processos  ABPMP CBOK® – Common Body of Knowledge  Áreas de conhecimento do BPM  Estratégia e Governança de Processos de Negócio  Intenção Estratégica  Ciclo de vida dos ativos  Análise dos interessados/envolvidos internos e externos  Arquitetura de Processos  Processos gerenciais, primários e de suporte/apoio  Modelos de referência  Análise de Alinhamento Estratégico de Processo  Visão e metas do processo  Métricas de desempenho de processo  Fatores críticos de sucesso  Estudo de caso Gestão da Tecnologia da Informação  Análise e projeto de Sistemas de Informações  Gerenciamento de recursos de dados  Tecnologia da Informação para Apoio às Operações  Tecnologias de Informação para Apoio à Tomada de Decisão  Tecnologias de Comunicação  Novas tecnologias e tendências  Soluções BI e CPM líderes de mercado  Inteligência Competitiva  ERPs Matemática Financeira  Juros Simples  Juros Compostos  Operações com taxas de juros  Séries Uniformes  Sistemas de Amortização  Séries Não-Uniformes Finanças Pessoais e Mercado de Capitais  Mercado financeiro brasileiro  Mercado de capitais: estrutura, papéis e operações  Avaliação de ações: técnica e fundamentalista  Novo mercado  Gestão de carteiras e precificação de ativos  Derivativos: mercado de futuros  Derivativos: mercado de opções e a termo Contabilidade Gerencial  Conceitos básicos  Patrimônio  Contas patrimoniais e de resultado  Atos e fatos  Escrituração  Provisões  Depreciação, amortização e exaustão  Operações com mercadorias  Operações financeiras  Balanço patrimonial  Demonstração do Resultado do Exercício  Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados  Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos Gestão Estratégica de Custos  Determinantes de custos  Gestão e mensuração dos custos  Gestão de custos interorganizacionais  Custos logísticos  Custos dos consumidores  Análise de custos dos concorrentes  Custeio-alvo  Custeio e gestão baseado em atividades Gestão Estratégica de Pessoas  Fontes de recrutamento  O processo de recrutamento  Técnicas de seleção  Entrevista de seleção  O processo de seleção  Descrição de cargos  Análise de cargos  Métodos de descrição e análise de cargos Gestão do Desempenho  Gestão de equipes de alta performance  Comportamento em grupo  Equipes de trabalho  Comunicação  Liderança  Avaliação do desempenho  Remuneração e benefícios visando reter pessoas Comércio Internacional  Estrutura do comércio exterior brasileiro: instituições intervenientes  Mercado internacional: regras e práticas, marketing e política comercial;  Internacionalização da empresa e do produto;  Principais operações comerciais, formais contratuais;  Administração das importações  Administração das exportações;  Transporte internacional;  Seguros no comércio exterior. Negociação Estratégica  Negociação: conceitos básicos;  Importância da comunicação na negociação;  Variáveis básicas de um processo de negociação;  Habilidades essenciais dos negociadores;  Planejamento estratégico da negociação;  Negociação empresarial;  Negociações internacionais;  Negociação efetiva;  Ética nas negociações Gestão Estratégica  Análise SWOT  Forças competitivas  Competências essenciais  Estratégia no nível de negócio  Estratégia no nível corporativo  Governança Corporativa  Implementação estratégica e Balanced Scorecard  Ciclo PDCA

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