Notícias

Memorial da Escrita e Imprensa – Maurício Rosa

27/06/2022

Neste mês de junho, o presidente da Acia Emílio Neumann visitou o projeto cultural do Memorial da Escrita e Imprensa – Maurício Rosa, onde teve a oportunidade de conhecer mais sobre a história da imprensa araxaense por meio de um rico acervo que conta sobre o surgimento da escrita e sua evolução em todos os seus processos de impressão.


 

O memorial idealizado pelo jornalista e empresário Maurício Rosa tem como objetivo a preservação e exposição permanente da história, dos materiais, máquinas e processos que representam o surgimento e a evolução da escrita, determinantes para a transformação da imprensa no mundo.
No local, os visitantes têm a oportunidade de conhecer sobre os diversos meios de impressão disponíveis em diferentes épocas que, juntamente com seus fundamentos históricos, retratam a sua importância para a comunicação e a disseminação de informações.



Também estão disponíveis ao público painéis que retratam a história da escrita, os maquinários, impressos tipográficos e modelos, além de livros para pesquisas e exibição de vídeos ilustrativos e documentários. Além do maquinário datado do início de 1900, também chama a atenção dos visitantes, os impressos antigos, como jornais, convites, panfletos, cartazes e livretos todos confeccionados no método tipográfico, contando histórias de eventos e importantes personagens do passado araxaense.


“Fiquei impressionado com a riqueza de detalhes e de toda a história que pode ser vivenciada no local, tenho a dizer que o Maurício fez um trabalho maravilhoso, vale muito a pena uma visita”, ressaltou Emílio Neumann.

O Memorial fica localizado Rua Santos Dumont número, 225, no Centro, com horário de visitação de 9h às 18h durante a semana, e aos feriados o local fica aberto até as 14h. O espaço segue critérios de acessibilidade, com acesso para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.