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Natal em Araxá será de muitas vendas

15/12/2011 O Sindicato do Comércio de Araxá juntamente com o departamento de Economia da Fecomércio/MG e em parceria com a ACIA realizou uma pesquisa de Expectativa do Comércio Varejista de Araxá - Natal 2011. No comparativo com o Natal 2010, a expectativa mostra-se bastante animadora, haja vista que 66,7% dos entrevistados estimam vendas maiores. Já 27,3% apostam em empate, postura mais conservadora. E 6,1% estimam vendas piores que as realizadas no ano passado. O Sindicato do Comércio de Araxá realizou uma sondagem com vistas a garantir aos empresários um instrumento de mercado que reflita a percepção do desempenho e ações a serem adotadas no Natal 2011. O comércio é competitivo pela sua própria natureza e a tendência é acirrar a disputa pela preferência e renda dos consumidores. O clima de compras ganha força com as decorações temáticas, estimuladas pelas prefeituras, shopping centers e lojas de ruas, além do forte movimento do comércio eletrônico. Os investimentos são fundamentais para atrair os consumidores ávidos pelas novidades, mais capitalizados e, por natureza, mais propensos ao consumo. Para a realização deste levantamento no município de Araxá foram entrevistados 38 lojistas. Na coleta de dados, realizada pela equipe do Sindicato do Comércio de Araxá, foi utilizado um questionário estruturado especialmente elaborado com base nos objetivos do levantamento realizado em novembro de 2011. A estrutura temática da sondagem abordou: expectativa do desempenho das vendas o Natal; estratégias para estimular as vendas; fatores que podem levar o consumidor as compras; fatores que podem dificultar as vendas; 13º Salário e negócios; orientação dos consumidores; trabalho temporário no fim do ano; e início das ações para o Natal. O Natal é considerado como a melhor data de vendas para o comércio varejista. É o período das confraternizações, mundialmente comemorada através das trocas de presentes. As crianças têm nesse período a realização dos sonhos, para muitas, é um momento “mágico”. A corrente de compras de bens e serviços está formada, com oportunidades para as lojas físicas, virtuais, restaurantes, salões de festas, serviços de comunicação, serviços de beleza e estética, turismo, buffet, etc.. A data tem como característica a pluralidade de multiplicação de efeitos, através dos multicanais de vendas, pois movimenta diversas cadeias produtivas, cabendo a cada um oportunizar seu negócio. A despeito do cenário de crise internacional, é inegável a força comercial e emocional do Natal, que conta com o décimo terceiro, para garantir o fôlego de compras. Pelo lado positivo, pode-se contar com a menor taxa de desemprego, o acesso ao crédito, a redução da taxa Selic, o aumento da renda, estimulando o consumidor. Em contrapartida, a percepção de piora do cenário econômico internacional, o alto nível de endividamento, a perspectiva de aumento da inflação e menor poder de compra no futuro deverão inibir a disposição de compras. A economia cresce em ritmo mais lento, e o emprego formal amplia o leque de pessoas recebendo o décimo terceiro. A partir de novembro, o dinheiro novo circula na economia, estimado em R$10,5 bilhões em Minas Gerais. A combinação: crédito, emprego, motivo para comemorar e confiança no futuro são ingredientes que compõem a agenda natalina. Contudo, a prudência deverá caracterizar o Natal de 2011, cujo componente novo são os efeitos psicológicos gerados pelo cenário de crise, com estimativas de resultados de vendas positivos, mas moderados. Levantamento, do tipo survey, realizado com os principais segmentos do comércio varejista de Araxá, a saber: Informática, Telefonia, Eletro-Eletrônicos, Livrarias e Papelarias, Discos, CDs, DVDs e Fitas, Material Esportivo, Perfumarias, Óticas, Vestuário e Acessórios, Calçados e Artigos de Viagem e Jóias e Relógios.

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