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NRF 2015

21/01/2015

ACIA conhece tendência sobre os novos rumos do varejo mundial

Mais uma vez a ACIA participou de uma importante missão internacional. Representantes da Associação Comercial e Industrial de Araxá estiveram ao lado de empreendedores araxaenses na 104ª edição da Retail´s Big Show, a maior mostra mundial de varejo, promovida pela National Retail Federation (NRF), que aconteceu novamente em Nova York.

 

Os integrantes da missão internacional conheceram boas ideias e voltaram, na bagagem, com o que há de mais moderno e inovador sobre as tendências e soluções das boas práticas varejistas em nível global como competitividade, diferenciais de mercado e soluções práticas. A avalição do presidente da ACIA, Marcio Farid, foi extremamente positiva, e o superintendente Antônio Claret também achou a experiência enriquecedora.

 

O diretor técnico do Sebrae-SP, Ivan Hussni, diz que o ano de 2014 ficou marcado pela forte desaceleração da economia brasileira. Inflação elevada e piora na confiança dos empresários e consumidores limitaram o crescimento econômico, afetando os pequenos negócios. Como 2015 ainda será um ano difícil, cautela e planejamento são fundamentais para a retomada da confiança empresarial.

 

Segundo ele, as incertezas também podem ser vistas pela perspectiva positiva do copo meio cheio: mais do que nunca, é preciso buscar soluções e se manter competitivo, melhorar as relações comerciais, readequar custos e, por que não, aumentar ganhos? “ Esta foi a principal abordagem da NRF 2015: em um ano que vai exigir dos varejistas planejamento mais detalhado para superar a crise, sairá em vantagem quem aliar conceitos de austeridade e criatividade”, diz Ivan.

 

O diretor técnico explica que o Omni-Channel, que pode ser entendido como o cliente multicanal que quer ser atendido de diversas formas, esteve presente na maioria dos discursos dos especialistas. De acordo com Ivan, o que antes era uma tendência agora se tornou realidade, desafiando os varejistas a aproximar o mundo virtual e real, ampliando a experiência de compra para conquistar o cliente. Por isso a importância em tornar as lojas físicas mais atrativas e alinhar todos os canais de relacionamento com o cliente. Ele deve ter o mesmo padrão de atendimento em todos os canais.

 

“Cada vez mais as lojas serão áreas de socialização e experiências prazerosas. Nem sempre isso resultará na compra, mas será ponto de partida para o engajamento com a marca. Conhecemos vários modelos de interação com o cliente: os dispositivos touchscreen para criar ou selecionar produtos; e tecnologias de reconhecimento facial para identificar a presença do cliente na loja e iniciar uma interação, entre outras”, enumera Ivan.

 

Ele explica também que os novos softwares de captação e análise de dados de consumo dos clientes ficaram mais analíticos e com foco em resultados na empresa. “As novas soluções auxiliam o empreendedor, desde um simples reposicionamento de produto na gôndola até a mudança de estratégia de marketing ou precificação. Tudo para tornar o negócio cada vez mais rentável. O que vimos em Nova York é que os empreendedores precisam estar cientes e reunir conhecimento e ferramentas para preparar as empresas para os novos tempos e desafios de 2015”, conclui. 

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