Notícias

Opinião Empresarial - Khaled

20/07/2015

Opinião Empresarial ACIA

O empresário araxaense Khaled Kamel El Rahim é diretor do Grupo Kamel. A empresa atua em diversos setores e representa um exemplo de diversificação de negócios. O Grupo Kamel está hoje no mercado de automóveis novos e seminovos, empreendimentos imobiliários, supermercados, lojas de móveis, eletrodomésticos, calçados e confecções, além do setor agropecuário. Com unidades em Araxá e várias cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba o grupo gera em torno de 600 empregos diretos.

 

ACIA - Qual a sua opinião sobre o momento econômico que o Brasil atravessa?

Khaled - O momento econômico merece cautela e reflexão sobre tudo o que aconteceu, está acontecendo e acontecerá. É um momento que serve para reforçar o aprendizado para melhorar a gestão das empresas e para superar possíveis dificuldades. Não acho que estamos passando por uma grave crise, chamo isto de um resfriado que todo país está sujeito a passar causado por alguns descuidos e para evitar que isto cresça é fundamental que providencias sejam tomadas hoje para evitar o pior no futuro.

 

ACIA - Sua expectativa para 2015/2016?

Khaled - O Brasil tem uma característica que é muito positiva. Tudo piora muito rapidamente, porém tudo melhora também muito rapidamente. Isso não existe em nenhum outro lugar do mundo. Meu pai sempre nós falou sobre a década de 70 quando começou o negócio aqui e, desde a década de 90 quando comecei a viver o mundo empresarial até hoje, sempre esteve presente esta característica. Portanto não estou pessimista em relação ao segundo semestre deste ano e nem em relação a 2016. Acredito que vivemos novamente um momento de novas oportunidades.

 

ACIA - Sua empresa pretende fazer novos investimentos nos próximos meses?

Khaled - Estamos hoje olhando minuciosamente os detalhes de todos os nossos negócios. Estamos voltados à redução de custos, ganhos de escala, melhora de rentabilidade, melhor aproveitamento dos funcionários, tudo como o objetivo de melhorar a eficiência e a performance da empresa. Dentro deste quadro nós não temos nada planejado em termos de investimentos no curto prazo o que não significa que não possa surgir algo nos próximos meses.

 

ACIA - Acredita que a economia de Araxá atravessará melhor este momento?

Khaled - Nos segmentos em que atuamos há uma retração em alguns setores e crescimento em outros. No setor imobiliário, por exemplo, a nossa situação em Araxá é melhor que em algumas outras cidades da região, enquanto no mercado de automóveis houve uma queda no emplacamento de carros novos bem maior que o índice nacional. Em termos de móveis e eletrodomésticos registramos uma pequena retração em torno de 10% assim como no restante do país e o setor de supermercados esta crescendo, uma vez que as pessoas estão evitando os restaurantes. A agricultura esta respondendo muito bem e Araxá tem uma característica especial devido à mineração e as empresas deste setor se beneficiaram com certeza em função da variação cambial.

 

ACIA - Qual a sua sugestão para os empresários araxaenses?

Khaled - Está na hora de cortar custos eliminando tudo o que for supérfluo. Não é momento de se fazer nenhum compromisso sem ter o recurso já garantido e todos devem fugir de endividamentos bancários. Portanto empréstimos, financiamentos, juros de cheque especial e cartão de credito estão proibidos. No mais é ter dedicação total aos clientes e também a sua equipe de funcionários.

 

ACIA - O que poderia ser feito em Araxá para apoiar a classe empresarial?

Khaled - Eu acho que o trabalho de orientação aos empresários é fundamental neste momento. Araxá segue a tendência do país de ter atualmente muita micro e pequena empresa que sofrem muito com estas dificuldades da economia e, um trabalho de instrução e preparação destes empresários é importantíssimo. Vejo que a ACIA vem se destacando neste aspecto oferendo várias palestras e cursos.

PARCEIROS