Notícias

Semana Nacional de Trânsito

20/09/2016

Araxá promove comemorações da Semana Nacional de Trânsito

Em Araxá a Semana Nacional de Trânsito está sendo comemorada com diversas atividades voltadas para a prevenção de Acidentes. Com o tema ‘Eu sou + 1 por um trânsito + seguro!’ a programação teve início nesta segunda-feira, 19, e se estende até a sexta-feira, 23.

O delegado de trânsito, Renato de Alcino, diz que uma série de eventos tem sido realizados através da parceira entre a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Asttran. “Estamos fazendo blitze e palestras educativas com o objetivo de conscientizar os motoristas para que tenham paciência, observem as regras de trânsito e também para que os pedestres saibam que além dos seus direitos têm deveres”, afirma o delegado.

Segundo ele, Araxá é uma cidade privilegiada em termos de números de veículos. “Fizemos um levantamento e a frota de Araxá é superior a 60 mil veículos. A cada domicilio visitado pelo IBGE no último censo nós temos o equivalente a 2 veículos. Temos aqui uma das maiores frotas por habitantes do país”, explica o dr. Renato de Alcino.

Confira 10 dicas de Segurança no Trânsito

- Todos os ocupantes do veículo, adultos e crianças, devem usar o cinto de segurança inclusive no banco traseiro.

- Crianças de até 7 anos e meio nos carros deve usar os equipamentos de proteção adequados a idade (bebê conforto, cadeirinhas ou assentos de elevação).

- Pedestre deve sempre ser respeitado. Lembre-se: você também é pedestre.

- Dirigir embriagado reduz até 25% o tempo de reação, aumentando o risco de acidentes. Se beber, vá de ônibus, taxi ou carona.

- Bicicleta também é veiculo, portanto deve respeitar a sinalização de trânsito. Motorista, mantenha uma distância segura de 1,5 m ao ultrapassar ciclistas.

- Respeite os limites de velocidade. Reduza a velocidade em frente as escolas ou lugares de grande concentração de pedestres.

- Motociclistas usem sempre os equipamentos de proteção: capacete, luvas, botas e jaqueta.

- Respeite as vagas reservadas para idosos e deficientes. A gentileza melhora a convivência no trânsito.

- Não use o celular enquanto dirige. A distração é um dos principais fatores de risco para quem está ao volante.

- Dirigir cansado ou com sono é tão perigoso quanto dirigir alcoolizado. Pare e descanse antes de pegar a estrada.

PARCEIROS