Notícias

Vale apresenta projeto Patrocínio

03/06/2016

ACIA recebe diretores da Vale para apresentação do projeto Patrocínio

A Associação Comercial e Industrial de Araxá - ACIA recebeu os diretores da Vale Fertilizantes que vieram de Belo Horizonte e São Paulo para a apresentação do projeto Patrocínio que irá trazer minério de fosfato da cidade vizinha para ser beneficiado em Araxá. O empreendimento terá investimentos de R$ 1 bilhão e vai gerar cerca de 2 mil postos de empregos na região.

O evento que contou com a presença de lideranças políticas e empresariais foi realizado no Auditório da ACIA na noite desta quinta-feira, 2. Entre os diretores da Vale Fertilizantes a presença do Gerente Executivo de Desenvolvimento de Projetos, Camilo Silva, o Gerente de Comunicação Institucional, José Ciaglia Júnior, o Gerente Industrial Daniel Rajão e o Relações Institucionais Walter Broessel. O deputado estadual Bosco e o presidente da ACIA, Marcio Farid, foram os anfitriões do encontro que também contou com vereadores, secretários municipais e representantes de entidades de classe.

 

O empreendimento implica na retirada, inicialmente, de 1,6 milhão de toneladas de minério de fosfato anuais - podendo chegar a 7 milhões ao ano, após a fase de implantação - da jazida da Vale em Patrocínio. Esse minério será transportado, através da malha ferroviária, para o Complexo Mineroquímico de Araxá, onde será processado.

 

A Vale Fertilizantes, em parceria com a empresa VLI, está dando início à execução do projeto, que foi orçado em R$ 1 bilhão. Segundo o Gerente de Desenvolvimento de Projetos da Vale, Camilo Silva, as obras de adequação da malha ferroviária entre Patrocínio, Ibiá e Araxá já estão começando com previsão de conclusão no próximo mês de dezembro. O mesmo acontece em relação à instalação da mina em Patrocínio que deverá começar a sua operação em janeiro de 2017.

 

O novo projeto da Vale Fertilizantes garante a sobrevida da unidade da empresa em Araxá, que está perto do limite de produção, assegurando, portanto, os postos de trabalho da empresa na cidade. Segundo Camilo, a mina de Patrocínio tem uma previsão aproximada de 100 anos de exploração.

 

O gerente da Vale informou que durante a fase de implantação do projeto serão gerados 1.052 novos empregos na região e 297 vagas em Araxá. Já na fase de operação serão mais 794 postos de empregos na região e outros 155 empregos em Araxá. “As vagas destinadas para a cidade já estão disponíveis no Sine/Araxá”, afirma Camilo.

 

A empresa VLI Logísticas Integradas será responsável por toda a malha ferroviária que irá transportar o minério de Patrocínio para Araxá. O Gerente de Operações da empresa, Renato Silva, informou que serão construídos 7 pátios ao longo do trecho, além de duas novas alças sendo uma em Ibiá e outra em Araxá. Também serão construídos um posto de abastecimento de locomotivas em Patrocínio e uma oficina de manutenção em Araxá.

 

“Iremos remodelar cerca de 101 quilômetros de ferrovia entre Araxá e Ibiá. O trecho entre Patrocínio e Ibiá esta em operação e apresenta um boas condições de utilização. Vamos também adquirir 28 locomotivas e 433 vagões que irão ser usados exclusivamente neste transporte de minério fosfático”, explica Renato Silva.

PARCEIROS