Notícias

Vale na Câmara

24/06/2016

Vale Fertilizante na Câmara Municipal

A Vale Fertilizantes vai participar do Fórum Comunitário promovido pela Câmara Municipal nesta segunda-feira, 27, a partir das 16h. O objetivo é proporcionar aos vereadores e a comunidade em geral conhecer e debater mais sobre o Projeto Patrocínio e seus desdobramentos.

 

A Câmara Municipal enviou ofício à Associação Comercial e Industrial de Araxá convidando a presidente Marinês Gotelip e toda a diretoria da ACIA para participar do encontro. Por meio do ofício a Câmara Municipal, através do vice-presidente Fabiano Cunha, convida também toda a classe empresarial para participar do Fórum Comunitário.

 

O projeto da Vale Fertilizante pretende trazer minério de fosfato da cidade vizinha e Patrocínio para ser beneficiado na unidade da empresa em Araxá. O empreendimento terá investimentos de R$ 1 bilhão e vai gerar cerca de 2 mil postos de empregos na região.

 

O empreendimento implica na retirada, inicialmente, de 1,6 milhão de toneladas de minério de fosfato anuais - podendo chegar a 7 milhões ao ano, após a fase de implantação - da jazida da Vale em Patrocínio. Esse minério será transportado, através da malha ferroviária, para o Complexo Mineroquímico de Araxá, onde será processado. Os investimentos serão feitos através da parceria entre a Vale Fertilizantes e a empresa VLI.

 

O Fórum Comunitário será uma oportunidade para que a Vale Fertilizantes de mais informações sobre uma possível negociação das suas unidades de fertilizantes para uma empresa norte-americana. A imprensa nacional divulgou que a Mosaic Co, maior produtora de fosfato concentrado do mundo, entrou em conversações para comprar as unidades de fertilizantes da Vale, em um renovado esforço para crescer na América do Sul e na África.

 

A venda envolveria as unidades da Vale Fertilizantes em Araxá, Tapira, Uberaba e Patos de Minas, entre outras. O valor dos ativos de fertilizante da Vale pode chegar a 3 bilhões de dólares.