Notícias

Vale poderá ter novos fornecedores em Araxá

29/07/2015

Vale lança Programa de Desenvolvimento de Fornecedores em Araxá

A Vale Fertilizantes realizou o lançamento do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores em Araxá na Prefeitura Municipal e também na ACIA. O programa que já é desenvolvido pela empresa em Cajati (SP) busca ampliar a participação de empresas das regiões onde a companhia atua no fornecimento de produtos e serviços para suas unidades.

O gerente industrial da Vale Fertilizantes de Araxá e Tapira, Reginaldo Medeiros, apresentou o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores para o prefeito Aracely de Paula, a vice-prefeita Lídia Jordão, o deputado estadual Bosco, o presidente da Câmara de Vereadores Miguel Júnior, o presidente da ACIA Marcio Farid, a consultora regional do Sebrae Heloisa Tinoco, entre outros convidados. Ele participou também da reunião de diretoria da Associação Comercial e Industrial de Araxá onde explicou sobre o programa aos diretores da ACIA.

 

Segundo Reginaldo, o comércio de Araxá comercializa hoje apenas 15% das compras realizadas pelas unidades de Araxá e Tapira e o objetivo é aumentar ao máximo este percentual fazendo com que novas empresas da cidade também se tornem fornecedoras da Vale. Atualmente um total de 45 empresas araxaenses já são fornecedoras da  Vale Fertilizantes. Hoje são gastos no comércio de Araxa cerca de R$ 175 milhões/ano de um total aproximado de R$ 1,2 bilhão/ano. 

 

A próxima etapa do programa será a realização da Rodada de Negócios com os empresários araxaenses. Essa é uma das atividades planejadas do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores e irá acontecer no final de agosto na Associação Comercial e Industrial de Araxá. A Rodada de Negócios é realizada com a parceria da ACIA, do Sebrae-MG e da Prefeitura Municipal e será aberta a todos os empresários interessados em conhecer os processos e apresentar seu portfólio de produtos e serviços. “Será uma excelente oportunidade para esclarecimento das dúvidas relacionadas ao cadastro e habilitação de fornecedores, diretamente com a equipe de Suprimentos da Vale Fertilizantes”, afirma Reginaldo.

 

O Programa de Desenvolvimento de Fornecedores da Vale prevê além da Rodada de Negócios outras etapas como o Cadastramento de Fornecedores, Habilitação Jurídica e Financeira, Capacitação através de cursos oferecidos pelo Sebrae e Monitoria de Indicadores Locais. Segundo Reginaldo, os critérios para fornecimento de produtos e serviços para a Vale Fertilizantes incluem preço, prazo, qualidade e atendimento a legislação. “A tendência atual da Vale Fertilizantes é de descentralizar o fornecimento de produtos e serviços e com isso a empresa pretende trabalhar mais com os fornecedores locais”, garante Reginaldo Medeiros.

 

O deputado Bosco, diz que este é um momento extremamente positivo visando esta integração entre a Vale e comunidade de Araxá. “A Vale Fertilizantes tem uma importante unidade aqui em Araxá de onde tira a sua matéria prima e nada mais justo que a empresa buscar o fortalecimento do comércio local”, afirma Bosco.

 

A consultora do Sebrae, Heloisa Tinoco, explica que o Sebrae já tem um histórico de capacitação de fornecedores para grandes empresas como Votorantim, Gerdau, Fiat, Petrobrás e a Vale é uma das empresas de grande porte que o Sebrae presta este serviço. “Iremos desenvolver esta ação em Araxá para as empresas que queiram participar deste processo. O município tem muito potencial para aumentar o seu percentual de fornecimento de produtos e serviços para a Vale de Araxá e Tapira”, diz Heloisa.

 

O presidente da ACIA, Marcio Farid, entende que esta é uma grande oportunidade para as empresas de Araxá. “Esse processo que foi desencadeado pelo prefeito Aracely de Paula, que cobrou da Vale Fertilizantes um maior relacionamento com a comunidade araxaense, encontrou um ambiente extremamente favorável e o lançamento deste programa de desenvolvimento de fornecedores locais poderá trazer muitos benefícios para Araxá. É uma grande oportunidade para todos nós empresários, principalmente com o apoio técnico do Sebrae e todo empenho da Prefeitura Municipal e dos demais parceiros como a Associação Comercial e Industrial de Araxá que se coloca a disposição da empresa”, revela Farid.

PARCEIROS