Notícias

Vila do Artesanato

22/11/2016

Governador autoriza construção da Vila do Artesanato no Barreiro

Araxá alcançou uma conquista importante na tarde desta segunda-feira, 21. Diante de lideranças políticas e empresariais do município, o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, autorizou oficialmente a construção da Vila do Artesanato no Complexo do Barreiro.

A solenidade de assinatura do despacho governamental foi realizada no Palácio da Liberdade. A comitiva araxaense liderada pelo deputado estadual Bosco, contou com a presença do prefeito Aracely de Paula, da vice Lidia Jordão, dos vereadores Fabiano Cunha, Jairinho Borges e Adolfo Segurança, dos secretários Geraldo Lima Júnior e Regia Corte, do presidente da Associação dos Artesãos e Doceiros, Antônio Trevisan, da presidente da ACIA, Marinez Gotelip, do presidente do Sindicomercio Rodrigo Natal Rocha e do diretor Marcio Farid, do presidente da Junta Comercial, Donaldo Bittencourt Júnior, do presidente da Federaminas, Emilio Parolini, da chefe de Gabinete Lucymary Ávila e do vereador eleito Bosco Júnior. Além da presença do governador Fernando Pimentel o  governo do Estado foi representado pelo presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco e pelo Secretário de Governo Odair Cunha.

 

“A Vila do Artesanato é um sonho antigo da população de Araxá que vai se tornar real. Valorizar o artesanato de Araxá é importante para manter as tradições mineiras. Cada região do estado tem coisas simbólicas importantes e o artesanato é uma riqueza e em Araxá especialmente. Valorizar isso é fundamental”,  afirma o governador Pimentel.

 

O presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, ressaltou que a construção da Vila do Artesanato é uma demanda muito antiga no município. “O objetivo é revigorar o artesanato na região, dando uma atração adicional ao Parque do Barreiro, que recebe turistas de diversas regiões. Por meio do artesanato, o turista terá contato com o micro e pequeno empresário. É uma iniciativa que reflete a decisão da Codemig, que veio do governador Fernando Pimentel, de valorizar todos os territórios mineiros”, disse.

 

O projeto da Vila do Artesanato foi apresentado em março de 2014 pelo então governador, Antônio Anastasia, porém não foi executado. Segundo Castello Branco, este projeto inicial irá passar por uma adequação após sugestões dos artesãos de Araxá. Ele não informou quando a obra terá início, porém garantiu que a Vila do Artesanato será inaugurada no Barreiro entre o final de 2017 e início de 2018. “Não esta definido o valor do investimento que será feito nesta obra, pois dependemos da revisão que será feita no projeto”, explica o presidente da Codemig.

PARCEIROS