Notícias

Workshop Distrito Industrial

31/03/2017

Workshop marca encontro de empresários do Distrito Industrial em Araxá

Foi realizado nesta quinta-feira (30), O Workshop de Distritos Industriais de Minas Gerais na sede da Acia, em Araxá. O encontro elaborou uma série de trabalhos com o objetivo de definir os rumos do Distrito Industrial (DI) na cidade. A programação durou todo o dia e reuniu empresários do DI, autoridades municipais, vereadores, poder legislativo, representantes da Fiemg, entre outros convidados.

O evento é promovido pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais - Codemig, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais- Fiemg; Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios – Acia, Câmara do Distrito Industrial de Araxá; Prefeitura Municipal de Araxá; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae e Governo de Minas.

O Worshop foi coordenado pelo Analista de Projetos da Fiemg, Carlos Magno Cardoso da Silva e de acordo com ele, a ação busca a revitalização do espaço que atualmente abriga cerca de 40 empresas.  

“Viemos mobilizar e reunir os empresários do Distrito para ouvir as considerações de cada um. Essa é uma das etapas do projeto, com base nessas informações vamos executar o plano de ação”, explicou.

De acordo com o presidente do Distrito Industrial, Paulo Nessralla, foi o primeiro encontro dos empresários para discutir sobre o DI. “Falamos dos problemas do local onde trabalhamos, e todos os participantes tiveram a oportunidade de vislumbrar ações que serão implantadas para melhorar nosso Distrito”, ressaltou.

Um dos empresários presentes, Eduardo Lusvarggi, Diretor Técnico da Santa Clara Louças Sanitárias, avaliou positivamente o encontro. “Foi uma  reunião muito produtiva, nós levantamos as principais deficiências do Distrito na expectativa de que seja feito um projeto que venha sanar as nossas dificuldades”, disse.

O empresário José do Nascimento Ribeiro, da Satis Indústria e Comércio falou sobre a importância do encontro. “Essa reunião foi de fato bastante organizada, foi possível perceber que, de agora em diante, as perspectivas de melhora para o Distrito são possíveis e isso nos deixa muito animados e acreditando nessa renovação”, afirmou.

Próximos passos

Carlos Magno ressaltou sobre as próximas medidas a serem tomadas para a conclusão do projeto.  “Vimos que os empresários do Distrito de Araxá estão empenhados e são muito proativos. Além disso, a Acia também está muito ativa em seu papel, assim como todos os parceiros, e isso contribui muito para que o projeto realmente se concretize e se fortaleça. Até o dia 20 de abril vamos entregar a Codemig nosso plano de ação”, informou.

De acordo com o assessor da Diretoria de Fomento à Indústria Criativa da Codemig, o programa de revitalização abrange Distritos em todo o Estado. “O projeto atinge 19 Distritos que foram priorizados e Araxá é um deles. Após recebermos o plano de ação da Fiemg, a Codemig assume o processo e então vamos priorizar essas ações e distribuir responsabilidades, ou seja, identificamos de quem são os problemas, e conduzimos juntamente com os parceiros a execução das melhorias”, explicou Fernando Henrique Mascarenhas.

O presidente da Acia, Emílio Neumann, acredita que o Distrito está bem representado. “Estamos em total parceria com a Câmara do Distrito Industrial, além dos outros parceiros. Com esse encontro conseguimos pautar as necessidades dos empresários. A Acia está aqui para ajudar no desenvolvimento desses trabalhos e queremos, assim como todos, ver os resultados positivos”, concluiu.